# Publique

Mãos à obra

Aqui você fica por dentro de onde e como publicar o seu livro.

Chegou a hora, não tem mais desculpas!

Liberte seu conhecimento e suas emoções para que flua toda sua criatividade através da escrita.

Se você deseja compartilhar seus conhecimentos, sua expertise em alguma área ou alguma história, não há mais motivos para retardar este sonho.

Com as dicas abaixo, você poderá escrever, publicar, divulgar e vender seus livros sem mistério. Vamos lá!

Etapa 1

Preparação do texto e aspectos legais

Contar uma boa história não é o suficiente para garantir o sucesso de um livro. É preciso saber como apresentá-la ao seu público-alvo, e para isso, é fundamental elaborar um roteiro bem planejado. Embora a criatividade deva fluir livremente, sem um mínimo de planejamento, o texto pode se tornar cansativo, redundante e inadequado para o público que você deseja alcançar.

É importante lembrar que textos com linguagem rebuscada e complexa nem sempre são apreciados pelo público em geral, que busca a leitura como forma de informação e lazer. Por isso, é necessário pensar cuidadosamente sobre para quem você está escrevendo e adaptar a linguagem e estilo de escrita de acordo com as necessidades e expectativas do seu público. Não deixe de considerar isso na hora de escrever seu livro.

A língua portuguesa é cheia de peculiaridades e regras, o que pode tornar a escrita uma tarefa desafiadora. Por isso, é fundamental que o escritor tenha um revisor experiente e habilidoso para assegurar que seu texto esteja livre de erros e de fácil leitura.

Contratar um revisor é uma etapa crucial do processo de publicação de um livro, pois ele ajudará a garantir a qualidade do seu trabalho. E lembre-se: uma única revisão não é o suficiente. É importante que pelo menos dois revisores confiáveis corrijam a gramática e a ortografia do seu livro, em vez de dar sugestões sobre como o seu texto deve ser.

E o mais importante: Mesmo que você tenha habilidades com a escrita, passe para outra pessoa fazer a revisão, pois a sua leitura já está viciada, conhece o texto e pode deixar passar erros de digitação. 

Se você está em busca de um livro de qualidade, bem escrito e que transmita suas ideias com clareza, é hora de considerar a contratação de um editor experiente. Eles têm o conhecimento e a expertise para pavimentar o caminho da sua história, tornando-a ainda mais agradável e envolvente.

Um editor pode transformar completamente a sua obra, abrindo novas possibilidades para o seu texto e garantindo que ele atinja o público-alvo desejado. Mas lembre-se, é importante preservar sua identidade textual e seus objetivos como autor, então é fundamental ter um roteiro bem planejado.

Não hesite em procurar ajuda profissional para transformar sua história em um livro que conquistará os corações dos leitores. Uma escrita de leitura agradável é como uma viagem em uma autoestrada bem sinalizada e pavimentada. Uma leitura comprometida é como uma estrada sem asfalto, cheia de buracos, pense nisso!

Se você deseja publicar seu livro, é importante seguir alguns passos importantes. Antes de mais nada, faça o registro de Direitos Autorais na Biblioteca Nacional para proteger sua obra e garantir que ela é de sua autoria. Mesmo que ainda seja apenas um manuscrito, é essencial realizar esse registro.

Em seguida, obtenha o ISBN, um código de identificação único que funciona como um CPF do livro. Esse código contém informações importantes sobre o autor, o título, a editora e o país de publicação e é obrigatório para a comercialização do livro. O ISBN pode ser obtido através da Câmara Brasileira do LIvro.

Por fim, após a publicação do livro, faça o Depósito Legal enviando um exemplar para a Biblioteca Nacional. Dessa forma, você contribui para a preservação da memória nacional e ajuda a manter a história viva para as próximas gerações.

Maiores informações acesse:
https://cbl.org.br/
https://www.gov.br/bn/pt-br/servicos/direitos-autorais-1

Concluída as etapas de preparação, planejamento, texto e registros, agora você precisa decidir como disponibilizar a sua obra para o seu público-alvo.

Vamos lá!

Etapa 2

Definição da plataforma, projeto gráfico e publicação

Antes de começar a pensar na aparência do seu livro, é importante definir em qual plataforma você irá disponibilizá-lo. Os e-books, por exemplo, têm suas particularidades em relação aos livros impressos ou PDF.

Se você optar por criar um e-book para plataformas como a Page Apple ou Kinde da Amazon, pode usar o Word para digitar o texto e seguir as instruções do passo a passo. Mas lembre-se de que o livro deve ser responsivo e nunca estático.

Já se a sua ideia é disponibilizá-lo em PDF ou em formato físico, recomendamos uma diagramação mais refinada e profissional, que pode ser feita com ferramentas como o InDesign e o QuarkXpress. É importante que a apresentação do livro esteja de acordo com o público-alvo e o tema abordado.

Se você não domina as ferramentas de edição e diagramação de livros, procure um designer gráfico experiente. 

Você já deve ter lido que uma embalagem é fator determinante na compra de um produto. Uma capa de livro não poderia ser diferente, é por isto que ainda existe a profissão de capista, profissional especializado na criação de capas atraentes.

Hoje é possível criar capas em vários sites da internet como o Canva, o Visme e até a própria Adobe já disponibilizou um página de criação de capas. Se você tem facilidade para criar, não se acanhe, ferramentas não faltam para te ajudar.

Acesse:
https://www.canva.com/

Além dos processos comuns para a publicação de um livro (seja digital ou físico), como escrita, edição, revisão e registro, há outros aspectos importantes que merecem atenção especial. Dois deles são:

  • A Ficha Catalográfica, que pode ser solicitada na Câmara Brasileira do Livro ou no Sindicato Nacional de Editores de Livros;
    https://cbl.org.br/

  • O acervo de fotografias ou ilustrações que serão utilizadas, respeitando os direitos autorais dos profissionais envolvidos.

Para os livros impressos, é essencial verificar com a gráfica os procedimentos técnicos de fechamento de arquivos e envio. Esses processos precisam ser executados corretamente para evitar erros de impressão e garantir a qualidade do produto final.

Escolha a plataforma desejada

Apple

PAGE APPLE

Acesse

KINDLE AMAZON

Acesse

Etapa 3

Divulgação, promoção e vendas

Se você quer que o seu livro seja um sucesso de vendas, é importante investir na divulgação. Mesmo que ele esteja disponível em uma plataforma digital, como Page Apple, Kindle ou Hotmart, ou até mesmo em algum marketplace (Mercado Livre) é necessário fazer com que as pessoas conheçam a sua obra. Felizmente, com a internet, há diversas opções para promovê-lo.

Além das redes sociais que não devem ser subestimadas, como Instagram, Pinterest, Facebook, TikTok e YouTube, que permitem uma comunicação direta com o público, o Google Ads é um poderoso aliado para a divulgação do seu livro. Criar uma página específica para a sua obra e inserir palavras-chave relacionadas ao seu assunto ajudará a aumentar a visibilidade do seu livro.

No entanto, lembre-se que a qualidade do conteúdo é crucial. Seja visual, textual ou audiovisual, é importante despertar a atenção e o interesse do leitor, criando um conteúdo atraente e instigante que gere o desejo de compra.

Não deixe de investir na produção de um material de qualidade, como LandPages, vídeos, anúncios, artigos e banners, para atingir o seu público-alvo e alcançar o sucesso que a sua obra merece. Conte conosco para ajudá-lo nessa jornada de sucesso.

Para que a venda de seu livro seja automática, é essencial investir em uma divulgação eficiente. Participar de feiras de livros, dar palestras, fazer entrevistas em rádio e TV, além de criar ou participar de um podcast são ótimas maneiras de tornar a sua obra conhecida.

Não subestime o poder desses eventos, pois eles podem levar o seu livro para um novo patamar. Não importa se você é um autor mais tímido, o importante é superar esse obstáculo e aproveitar todas as oportunidades para promover o seu livro.

Afinal, se o seu livro receber comentários positivos e indicações de personalidades influentes, a sua visibilidade e vendas certamente irão crescer exponencialmente, acredite!

 A entrega do seu livro é tão importante quanto a qualidade do conteúdo! Não deixe seu trabalho se perder por não explorar todos os canais disponíveis. Ofereça seu livro em todas as formas possíveis - impresso, digital e até mesmo como áudio-livro - para atender todas as preferências dos seus leitores.

Não limite a distribuição do seu livro a livrarias físicas - hoje, há diversas plataformas digitais e marketplaces que permitem que você alcance um público maior. Além disso, considere a produção de áudio-livros para atingir ainda mais pessoas. A entrega é a chave para o sucesso nas vendas - então, explore todas as opções e aumente suas chances de sucesso!

NÃO ESQUEÇA

a Logística de Entrega!

Seja físico ou digital, na era da internet, você tem diversas opções para vender seu livro através de plataformas e marketplaces. Não basta apenas publicá-lo, é preciso divulgá-lo e apresentá-lo ao mundo. Por isso, aproveite nossas lojas de Info Produtos e Amostrabooks para promover o seu livro e disponibilizá-lo para venda de forma fácil e eficiente.

Já pensou em transformar sua expertise em livro?

Além de ajudar outras pessoas que precisam do seu know how, você ainda pode fazer uma renda extra, vendendo seus conhecimentos e experiências através de um e-book. Quer saber mais? Entre em contato conosco!